segunda-feira, 14 de março de 2011

Internet Explorer 9 chega hoje!

Microsoft lança a versão final do Internet Explorer 9

(http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/14/microsoft-lanca-a-versao-final-do-internet-explorer-9)
Por Renato Rodrigues, do IDG Now!
Publicada em 14 de março de 2011 às 17h47
Atualizada em 14 de março de 2011 às 18h05

Empresa promete navegador mais rápido e seguro que os concorrentes, e oferece recursos para os desenvolvedores de sites.

Lançado em setembro em versão Beta, o novo browser da Microsoft, o Internet Explorer 9, chega nesta segunda-feira (14) à versão final.

De acordo com a empresa, o navegador foi baixado 40 milhões de vezes, na soma de suas versões Beta e RC (Release Candidate, a que precede a final).

A empresa promete um browser bem mais veloz que os concorrentes. Para isso, aposta no “motor” Chakra, que faz o processamento dos códigos JavaScript (presentes na grande maioria dos sites), na aceleração por hardware, para gráficos pesados, e na segurança, por meio de rastreamento de aplicativos perigosos e filtragem de códigos ActiveX.

Outra arma é a interface, mais minimalista que nunca, nos moldes da tendência inaugurada pelo Google Chrome. “57% do tempo dos usuários Windows é gasto navegando na web. Eles querem uma experiência muito mais rica, que se aproxime da oferecida pelos aplicativos, disse Osvaldo Barbosa, diretor geral da área de consumer e serviços online da Microsoft Brasil. “O browser não pode aparecer muito, e hoje os sites estão presos na interface”, argumenta.

De acordo com a MS, o IE9 é plenamente compatível com o HTML5, embora só tenha implementado os recursos considerados estáveis. De acordo com testes da empresa, o IE9 é o mais veloz em sites no novo padrão.

Um dos destaques do navegador é o recurso de “Sites fixos”. O internauta pode arrastar o ícone (favcon) ou a aba para a barra de tarefas (na parte de baixo do desktop) e “fixar” a página ali. Assim, da próxima vez em que acessá-lo, a janela do navegador assume as cores do site (se isso for formatado pelo desenvolvedor). Além disso, o menu associado a esse site (lista de atalhos), que surge ao colocar o mouse sobre o ícone, é dinâmico. Um site de compras, por exemplo, pode atualizá-lo remotamente para exibir as ofertas do dia, e um site de notícias, exibir as mais recentes. Esses ícones/atalhos também podem exibir notificações (novos e-mails ou recados no Facebook) para chamar a atenção.

Segurança
No quesito de proteção, o IE9 traz um incremento no sistema de filtragem de sites e aplicativos presente no IE8. A versão 9 permite impedir que sites específicos façam rastreamento do usuário. Também é possível bloquear código ActiveX, que muitas vezes são usados para invasões. De acordo com Osvaldo, o IE9 é o browser que mais barra sites e downloads maliciosos - até 99% dos ataques baseados em engenharia social.

O novo gerenciador de downloads agora permite pausar downloads e exibe a velocidade da transferência, além de um aviso de que o programa sendo baixado pode ser malware.

Leia também: IE9: Mais rápido, mais limpo, mais simples. Será que serve para você?

Nada de XP, poucas extensões
No entanto, o browser não será compatível com o Windows XP. “Precisávamos de um suporte de plataforma robusto que só é oferecido pelo Vista e pelo 7”, disse Osvaldo.

Outro ponto que pde ser considerado problemático pelos hard users é a falta de extensões, ao menos inicialmente. “Acreditamos que temos todas as funcionalidades que as extensões adicionam aos outros navegadores”, afirma. “A grande maioria dos usuários querem uma navegação limpa”, diz, “ e é nisso que nos concentramos”.

De acordo com a Microsoft, em no máximo cinco semanas o IE9 será oferecido como “atualização recomendável” no Windows Update. Enquanto isso, será preciso entrar no siteinternetexplorer9.com.br e baixá-lo – a empresa diz que ele estará disponível somente na manhã desta terça-feira.

Mercado
Com o Internet Explorer 9 a Microsoft espera recuperar o espaço perdido no mercado de navegadores. Desde o lançamento de seu predecessor, o IE8, em março de 2009, a empresa perdeu mais de 10% de participação, ao contrário do Chrome, que, liberado poucos meses antes, já atingiu 11% do setor.

Atualmente, somadas todas as versões do browser, o Internet Explorer possui 56,7% do setor – 0,5% do IE9, ainda em versão de testes – e é líder, apesar das sucessivas quedas. Em segundo está o Firefox, com 21,7%, seguido pelo Chrome, Safari (6,3%) e Opera (2,15%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário