domingo, 14 de agosto de 2011

HISTÓRIA DA INTERNET

1. HISTÓRIA DA INTERNET

A Internet nasceu durante a Guerra-fria. Naquele período os Estados Unidos criaram uma rede de comunicações que mesmo em face de um ataque em um dos pontos da rede, esta continuaria a transmitir dados. Surge a Arpanet (Avanced Research Projects Agency) em 1969.

Em uma primeira etapa, interligaram-se poucos pontos: Universidade da Califórnia (UCLA), o Instituto de Pesquisas de Stanford, e a Universidade de Utah. O nó da UCLA foi implantado em setembro de 1969 e os cientistas fizeram a demonstração oficial no dia 21 de novembro.

Após esta demonstração inicial vários outros nós se juntaram aos já interligados e as conexões cresceram em progressão geométrica. Em 1971, havia mais de 20 redes locais interligadas. Em 1974 já chegavam a mais de 60 e, em 1981 já eram mais 200. Em 1985 esta interligação de diversas redes foi batizada de Internet.

Pode-se perceber claramente os 3 estágios que a Internet passou: Primeiro período é a fase embrionária da Internet, ainda como um projeto de pesquisas, a Arpanet. O segundo período pode ser definido como intermediário e o grande público da Arpanet/Internet eram as grandes universidades e centros de pesquisa. O terceiro período da Internet foi a explosão comercial que esta rede sofreu após a década de 90.

Para entender como a Internet pode interligar diversas redes, deve-se ter em mente o conceito de rede de arquitetura aberta que significa que qualquer rede individual pode fazer parte da Internet independente do meio utilizado para isso, desde que utilize os protocolos da arquitetura TCP/IP. Outro fator relevante da Internet é que ela não é uma rede constituída para uma aplicação específica e sim uma infra-estrutura genérica na qual novas aplicações podem ser concebidas, e assim surgem os serviços disponíveis na Internet.

Os dois mais importantes são:

· O Email (correio eletrônico) foi o primeiro serviço a ser inventado, em 1972.

· A World Wide Web (WWW) foi inventada em 1993 na Europa e é hoje o serviço mais utilizado da Internet.

A Internet chegou ao Brasil por volta de 1988, primeiro em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1989 o Ministério da Ciência e Tecnologia decide criar o primeiro backbone (espinha dorsal ou rede de transmissão de dados de grande capacidade) de ligação com a Internet.

Em 1994 a Internet começou a ser explorada comercialmente a partir de um projeto da Embratel.

2. CONCEITO

A Internet é uma gigantesca rede de computadores (na verdade é a maior rede de computadores do mundo, contendo sub-redes), semelhante a uma teia de aranha (web), onde cada ponto é uma sub-rede ou um simples computador (um host).

A Internet é a interligação de várias redes para a comunicação e troca de informações em nível mundial. Através dela é possível fazer compras, conhecer pessoas, trocar mensagens, participar de grupos de discussão, ver as novidades em ciência e tecnologia, ler seus jornais e revistas preferidas, estudar, se divertir e etc...

Para isso a Internet permite a transmissão de textos, voz, vídeo, ou seja, de conteúdo multimídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário