sábado, 11 de agosto de 2012

Angústias de um professor


Angústias...

Há algum tempo eu abri um curso completo para concursos e, tinha sido a primeira vez que eu havia formatado um curso "perfeito" - em minha opinião é claro - quais eram os diferenciais?
- carga horária extensa,
- materiais didáticos associados com as questões de concursos,
- previsão de acompanhamento extraclasse,
- plantão de dúvidas,
- recursos multimídia...

Seria excelente para quem quisesse começar do zero e chegar ao ponto máximo que se atinge com estudo e dedicação. O curso tinha um preço bem módico caso se comparasse com alguns outros produtos que até vendem mais. Porém, o curso era a médio/longo prazo.

Resultado: Fracasso na procura, poucos interessados e uns dois ou três dispostos a fazer o curso, infelizmente tive que cancelar porque daria prejuízos...

Começaram a sair editais e abrir concursos, resultado: Hoje estou com várias turmas cheias (ótimo né? não!) - ter turmas grandes em épocas de alta é bom, mas gera uma angústia porque vejo problemas:
- as turmas atuais têm cargas horárias mínimas
- todos estão estressados porque as provas estão chegando,
- não está dando tempo de dar atenção a todos
- não há tempo hábil para preparar todos os materiais que seriam de grande valia para o estudante.

Alguns já conhecem o caminho das pedras e vão se virando, outros pedem ajuda e eu tento ajudar como posso, mas não é da forma que eu gostaria...

Quase todos os dias que termino uma aula eu fico pensando em como poderia ter sido melhor, em como ainda havia muitos assuntos que deveriam ter sido dados ou outros pontos de vista que deveriam ter sido abordados, mas o tempo urge e caso eu não passe para frente haverá prejuízos em outras partes do programa... complicado! Aí vem a angústia...

Enfim, recomendo aos alunos, principalmente os que têm maior dificuldade que se programe com antecedência, se matricule em cursos com maior duração - os concursos vão continuar, novos editais virão e você aprenderá e apreenderá a matéria com a maturação certa.

A pressa é inimiga da perfeição, esse imediatismo após o edital só gera angústias e estresse...

Alguns vão conseguir, porque se sobressaem por outras razões: já tem base, dominam algumas matérias, tem muita facilidade com outras, terão sorte de cair o que estudaram, tem método e cumprem o planejamento..., mas a maioria dos mortais terão muito sofrimento pela frente porque não tem tempo de digerir todo o conhecimento que é passado e terão "azar" de ver na prova alguns aspectos da matéria que não foram abordados...

Enfim, apenas um desabafo!

Boa "sorte" a todos e pense em se planejar melhor!

9 comentários:

  1. Amigo e professor André:
    Entendo a sua angustia. Entendo mesmo. Não são todos os professores que se preocupam com seus alunos como você se preocupa. Parece-me que alguns se esqueceram que um dia também foram "concurseiros".
    Observo que o ser humano, na sua grande maioria e em especial os brasileiros, são imediatistas. Estão preocupados mais com reforçadores de curto prazo do que com os de longo prazo - que normalmente, envolvem um caminho mais duro e difícil de ser trilhado. Isso é quase que cultural - se já não for cultural.
    Divido os "concurseiros" em 2 tipos: os anormais - que são aqueles que estudam 2 meses e passam em concurso que nem mesmo professores passariam - e os normais - que como eu, provavelmente vão ter que ficar uns 5 anos em busca do sonho.
    Agora pense, 5 anos!? É muito tempo! Não, não é! E te digo porque. Enquanto o "concurseiro" se focar na consequência última - que é a aprovação -, mais longo vai ser o caminho e mais árduo, pois esse não se mantém pelos pequenos reforçadores que vão surgindo. Eu, por exemplo, me foco nos seguintes reforçadores: capacidade de discutir assuntos que antes eram extremamente indiscutíveis - enquanto as pessoas discutiam, eu ficava quieto -, acertar questões que antes eu errava, o reconhecimento dos amigos e professores em relação ao meu esforço, a comparação da trajetória em termos de prova - a primeira que eu fiz, quando comecei a estudar, eu literalmente negativei. Hoje, a prova da PF que eu fiz "sério", não passei, mas fiquei por poucos pontos. Enfim, eu sei que eu vou ser aprovado e sei que muitos vão morrer na praia. Mas isso tudo é uma questão de consciência, formação, tempo, desenvolvimento...
    Na faculdade, um professor costumava dizer que certos comportamentos inadequados - e que a pessoa sabe que é inadequado - só são modificados quando eles são insuportáveis, ou seja, quando a pessoa não aguenta mais certa situação e passa a desenvolver novos padrões comportamentais (variabilidade comportamental) visando mudar seus comportamentos e a situação na qual está inserido.
    Concluindo, disse isso tudo por dois motivos:
    1. Você sozinho, meu amigo, não pode mudar o mundo e muito menos aqueles que não querem ser mudados.
    2. Acalme-se, pois alguns nunca vão mudar e sempre culparão os outros pelas suas derrotas. NÃO ACEITE A DERROTA DOS OUTROS COMO SUA.
    Cada ser humano é responsável por suas atitudes e pelas consequências delas.
    Continue sempre sendo esse professor preocupado e, se precisar, saiba que tem um aluno que te acompanha sempre, seja no pedido de material ou em alguma dificuldade que tiver, pois eu não me esqueci de toda ajuda que você deu e me dá até hoje!
    Abraços e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio, gostei muito dos seus apontamentos!
      Acho que é por aí mesmo, tem que ter consciência e buscar a preparação a longo prazo!

      Excluir
  2. Professor André o seu texto era tudo o que eu estava precisando ler/ouvir. Fico um pouco mais feliz quando vejo que professores como vc preocupam-se conosco -estudantes -. Para te falar a verdade, eu estou completamente perdida com tantos editais, estudando como uma louca e o que é pior, a minha ansiedade é tanta que adquiri uma companheira inseparável: uma enxaqueca que nao me deixa mais. Estou estudando para os tribunais e somente agora, depois de 02 anos de estudo estou começando a aprender, mas confesso que estou perdida. Um grande abraço e que DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é assim mesmo, e o pior é que depois que vc "começa" a aprender, vai se sentir ainda perdida porque tem "um milhão" de coisas para aprender ainda...
      Mas vamos com calma, reconhecendo nossas limitações!!!
      Obrigado pelo apoio e que Deus te acompanhe na sua jornada em busca do tão sonhado cargo no tribunal!

      Excluir
  3. André não fique assim! vc é um prof fora de série, pode ter certeza que o seu esforço e dedicação ao seu trabalho são reconhecidos. Saiba que a sua intenção de contribuir da melhor forma possível surte resultados muito mais positivos do que vc imagina. Não se preocupe se algo não sair como vc planejou. O seu trabalho é perfeito!

    "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Provérbios 22:29

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É André... Vivo isso diariamente no meu trabalho. A vontade de atender bem sem tempo hábil para isso... Também um desabafo de quem se identificou com o texto.
    Boa sorte e paz...

    ResponderExcluir
  5. Professor! Não se atormente por comentários ou questões que te deixam triste, pois é muito difícil ser perfeito e completo para os outros, sobretudo quando esses fracassam e culpam seus mestres pelos seus erros. Acompanho você a 6 anos, desde a época do objetivo no Gama, e até hoje não encontrei um igual a você...Parabéns André, és um excelente professor. Lembre-se apenas que tens um família e eles também precisam da sua atenção, pois como disse os concursos sempre virão e os novos concurseiros também. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Shirlley, feliz mesmo com seu comentário principalmente pelo tempo que já me conhece!

      Excluir