quarta-feira, 17 de março de 2010

WORD 2007

Botão Office (menu office)
 
Novo

Abre a caixa de diálogo Novo Documento – conforme figura a seguir. Nesta tela o usuário poderá escolher um novo documento em branco, uma nova postagem de blog (blog é uma espécie de site pessoal na Web), utilizar um dos vários modelos de documentos já disponíveis pelo próprio Word ou procurar um modelo no Microsoft Office Online.
Detalhe importante neste ponto é compreender a lógica por trás de um modelo de documento, o Word possui como padrão a extensão .DOCX para documentos normais e a extensão .DOTX para modelos de documentos. Ao se criar um modelo, geralmente ele será armazenado em uma pasta de modelos. Ao se pedir para criar um documento a partir de um modelo será iniciado um documento (com base no modelo escolhido) e todas as alterações que forem feitas serão, por padrão, armazenadas em um novo documento do tipo .DOCX mantendo inalterado o modelo .DOTX. Esclarecendo um pouco: pode-se pegar como exemplo o modelo Normal.dotx que é o usado para a criação de todos os documentos em branco, sendo assim, o usuário ao pedir um novo documento em branco baseado no normal.dotx (padrão) e criar seu documento, quando for salvar será criado um arquivo do tipo .DOCX sem que seja alterado o modelo que serviu de base para a criação do documento. Em outras palavras, o modelo não será aberto, ele empresta suas características para a criação de um novo documento. Quando se pede para criar um novo com base em modelos, o Word abre uma caixa de diálogo que permite escolher diversos tipos de modos e assistentes para a criação de um novo documento ou de um novo modelo.
  • O Word permite a utilização de modelos:
  • Que foram instalados na instalação padrão;
  • Modelos do usuário;
  • Modelo com base em um documento do usuário;
  • Modelos do Office Online;
  • Pesquisa de um novo Modelo.

Ressalte-se que a tecla de atalho CTRL+O continua sendo utilizada para criar, imediatamente, um novo documento em branco.

Texto retirado do livro: Informática Descomplicada - André Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário