terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Distribuição global de endereços IPv4 chega ao estágio terminal

Por IDG News Service/San Francisco
Publicada em 01 de fevereiro de 2011 às 12h25

Com a cessão para a Ásia de dois grandes blocos de endereços, sobram apenas cinco, que serão repartidos igualmente entre as entidades regionais.

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA), entidade que distribui números IP em âmbito global, cedeu dois grandes blocos de endereços IPv4 para o Centro de Informações de Rede da região da Ásia-Pacífico (APNIC), ativando assim a regra que vai determinar a distribuição dos blocos restantes de endereços IPv4.

A regra estabelece que, quando restarem apenas cinco grandes blocos de endereços IP, eles serão dados a cada uma das cinco entidades regionais de registro da Internet.

Com esta última alocação feita pela APNIC, o número de blocos de endereços IP restantes chega a cinco.

A IANA deve distribuir os blocos restantes em questão de dias. Depois disso, as entidades regionais não terão mais onde buscar novos endereços IPv4 quando seus respectivos estoques se esgotarem.

Os endereços IPv4 permitem o endereçamento de apenas 4,3 bilhões de IPs únicos na Internet – estes endereços são utilizados por computadores pessoais e servidores para se conectarem à Internet. Os endereços IPv4 restantes têm tido seu estoque reduzido nos últimos anos.

A última versão do protocolo Internet, a IPv6, tem um número praticamente ilimitado de endereços, mas ainda não é largamente utilizada.

Depois de a IANA alocar seus últimos lotes de endereços para as entidades regionais, os provedores de Internet e as empresas ainda poderão obter endereços dessas entidades, até que eles acabem. Um porta-voz da IANA afirmou na semana passada que os provedores estão acelerando seus pedidos de endereços à medida que o estoque chega ao fim.

A APNIC espera continuar a alocar normalmente seus endereços por no máximo seis meses, de acordo com um aviso publicado na segunda-feira em uma lista de usuários da Cisco. Depois desse tempo, a entidade vai começar a distribuir endereços de seu último bloco de acordo com uma política que prevê a disponibilidade de endereços IPv4 para a transição ao IPv6.

“A APNIC reitera que o IPv6 é o único meio disponível para o crescimento atual da Internet, e apela a todos os membros para que a indústria de Internet se mova rapidamente rumo a essa adoção”, afirmou, em documento.

(Stephen Lawson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário