sábado, 21 de julho de 2012

Conexões de acesso à Internet

Em geral, quando estou dando aula sobre as conexões de acesso à internet (dei essa aula na turma da Câmara dos Deputados - IGEPP ontem à noite) eu costumo recomendar à galera que não troquem suas conexões fixas (DSL ou à Cabo) por conexões móveis do tipo 3G ou 3G+ porque o custo benefício não compensa.

A lógica é simples, se você busca um plano médio em DSL ou TV por cabo, vai encontrar de 10 a 15 Mbps (aqui em Brasília) por preços entre R$ 60,00 a R$ 80,00 reais e se você procurar as operadoras de telefonia vai conseguir, por esse preço, no máximo uns 3 Mbps (normalmente com restrição de tráfego e com grande possibilidade de falhas corriqueiras).

A qualidade de nossas operadoras de telefonia é tão flagrantemente ruim que até o Governo (que não costuma fazer nada - diga-se de passagem) resolveu tomar providências e suspender em vários Estados a venda de novas linhas telefônicas. Ponto para o consumidor!
Outros tipos de acesso à internet tem sido o via Rádio, via Satélite e o via PLC (rede elétrica). Grande abraço e bons estudos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário