domingo, 22 de julho de 2012

CPU e Chipset

Embora a arquitetura das CPUs está mudando muito de uns 4 ou 5 anos para cá, ainda é interessante entender a arquitetura tradicional em que a CPU e o Chipset mantém um contato mais íntimo.


CPU e Chipset: O chipset diz respeito ao conjunto de circuitos integrados utilizados na placa-mãe, ou seja, é um conjunto de chips que define detalhes do funcionamento do computador inteiro.

É um componente extremamente importante para o desempenho final do equipamento, até porque cada processador só será reconhecido por um chipset compatível. 
O chipset também determina a quantidade máxima de memória RAM que a placa-mãe aceita, a velocidade e os tipos de barramento utilizados no conjunto.
 O chipset coordena as principais trocas de informações dos componentes internos, é responsável pelo controle dos equipamentos on-board, ou seja, que são implementados pela própria placa-mãe.
O chipset é o principal componente da placa-mãe e é dividido em duas partes:
  1. Ponte norte (northbridge): É a parte que controla a memória e possui alta velocidade.
  2. Ponte sul (southbridge): É a parte do chipset que controla os periféricos e possui baixa velocidade.A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial e os antigos barramentos PCI e ISA que já não são mais usados em placas-mãe modernas.

Os principais fabricantes de Chipset são ATI, Intel, Nvidia, Via... Não se pode confundir o fabricante do Chipset com o fabricante da Placa-mãe, muitas vezes não são do mesmo fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário