terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CPU e chipset


CPU e chipset


O chipset refere-se ao conjunto de circuitos integrados utilizados na placa-mãe, ou seja, é um conjunto de chips que define detalhes do funcionamento do computador inteiro.
É um componente extremamente importante para o desempenho final do equipamento, até porque cada processador só será reconhecido por um chipset compatível. O chipset também determina a quantidade máxima de memória RAM que a placa-mãe aceita, a velocidade e os tipos de barramento utilizados no conjunto. O chipset coordena as principais trocas de informações dos componentes internos, é responsável pelo controle dos equipamentos on-board, ou seja, que são implementados pela própria placa-mãe.
O chipset é o principal componente da placa-mãe e é dividido em duas partes:

        6.2.1 Ponte norte (northbridge)

É a parte que controla a memória e possui alta velocidade.

        6.2.2 Ponte sul (southbridge)

É a parte do chipset que controla os periféricos e possui baixa velocidade.
A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias e, em alguns casos, com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.
Já a ponte sul abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial e os antigos barramentos PCI e ISA que já não são mais usados em placas-mãe modernas.
Os principais fabricantes de chipset são: ATI, Intel, Nvidia, Via entre outros. Não se pode confundir o fabricante do chipset com o fabricante da placa-mãe (muitas vezes não são do mesmo fabricante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário