quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Periféricos de Entrada

1. Teclado (KEYBOARD)

É o principal periférico de entrada de dados. Pode ser usado para a inserção de textos ou para a execução de comandos. O teclado é sensível ao toque, ao contrário das antigas máquinas de escrever. No Brasil usa-se o teclado padrão ABNT ou ABNT2, que possui a tecla Ç e a posição das teclas representativas de acentos em locais diferentes do teclado padrão americano. O que diferencia o teclado ABNT do ABNT2 é a existência da tecla ALT GR que, permite a utilização da 3ª função de certas teclas.
Hoje em dia é aconselhável o uso do teclado ergonômico. Este teclado tem a disposição das teclas de uma maneira que prejudica menos os digitadores, reduzindo os casos de LER/DORT (lesão por esforço repetitivo).

2. Mouse

O termo mouse vem do inglês e significa camundongo (rato). O mouse é um pequeno aparelho que permite o deslocamento de uma seta no interior do monitor de vídeo.
É um periférico de entrada utilizado em ambiente gráfico. Geralmente possui dois botões e cabe na palma da mão. Os mais modernos são sempre ópticos (sem a esfera inferior) e, normalmente, sem fio.
É utilizado para selecionar ou executar operações em ambientes gráficos. O mouse move o cursor, geralmente no formato de uma seta, pela tela do monitor.

3. Scanner (Digitalizador)

É um periférico de entrada de dados. Os scanners possuem um sensor luminoso que “lê” os pontos que formam uma determinada imagem e transfere esses pontos (a imagem) para o computador.
Existem vários modelos de scanners.
a qualidade da imagem enviada para o computador é medida também em DPI (pontos por polegada).
Podem digitalizar imagens coloridas ou em preto e branco.
O termo escâner (em português) já apareceu em provas recentes para concurso e é o mesmo que scanner.


4. Microfone 

É um periférico de entrada de dados. Transporta os sons do ambiente externo para a placa de som, que converte o som analógico em sinais digitais, para ser processados pelo computador.
Hoje em dia, este periférico é bastante utilizado em programas que reconhecem comandos de voz. No entanto, só tem função se o computador for equipado com uma placa de som.

5. Leitor de código de barras 

É um periférico de entrada de dados que lê pontos (imagens) assim como o scanner, porém, é limitado às informações contidas no padrão de código de barras. É bastante utilizado em supermercados e em grandes lojas. Nos supermercados, a leitura do código de barras transmite ao caixa o valor e o tipo de produto, assim, não é mais necessária a digitação dos preços dos produtos.

6. Sensor

É um periférico de entrada de dados que permite ao computador identificar variáveis ambientais, tais como: pressão, temperatura, movimento, volume, luminosidade, umidade, som etc. O mais utilizado é o sensor de movimento (ou de presença) que permite apagar luzes em ambientes vazios ou acendê-las quando capta a presença de alguém.

7. Leitora magnética de cartões

Também é um periférico de entrada de dados. Faz a leitura de cartões, como por exemplo os cartões de banco.

8. Câmera digital 

É um periférico de entrada de dados. É semelhante a uma máquina fotográfica convencional, mas não possui filme, Armazena as fotos em formato digital (disquete, cd, dvd, mais comumente em cartão de memória). Através de cabo (normalmente USB) ou por meio do cartão de memória, transmite ao computador as imagens que foram fotografadas. A capacidade de armazenamento e a resolução destas máquinas variam conforme o modelo.

9. Câmeras de videoconferência (web cam) 

É um periférico de entrada de dados e se diferencia da câmera digital por ficar constantemente ligada ao computador e ser utilizada para videoconferência. Não possui sistema de armazenamento próprio de imagens, por isso deve estar ligada ao PC.

Texto Retirado do Livro Informática Descomplicada - Profº André Alencar

2 comentários:

  1. Hey, professor, tem alguma previsão de abrir uma turma de informática em Taguatinga?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim, em Janeiro haverá uma turma nova de Informática em Taguatinga, no período noturno. Já está aberta e confirmada no site do grancursos!
    Obrigado pela preferência!

    ResponderExcluir