quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Recurso para a prova de Agente Administrativo – concurso do MDS CESPE – Informática – 2

RECURSO DA PROVA DE AGENTE ADMINISTRATIVO - MDS

Prezada banca examinadora, venho por meio deste recurso, solicitar a anulação da questão 25 devido a cobrança de funções que não são padronizadas nos diversos ambientes Windows conforme o Edital, senão vejamos:


  1. A questão mencionada dispõe que:

A respeito do sistema operacional Windows, e de aplicativos do Microsoft Office (MS) e do BROffice, julgue os itens seguintes.

25. O menu principal de acesso no Windows, ativado pelo botão Iniciar, pode oferecer um conjunto de ícones que permitem acesso direto a pastas específicas do usuário como Documentos recentes, Meus locais de rede, Meus documentos e Meu computador.


  1. DO EDITAL: O "EDITAL Nº 1 – MDS, DE 6 DE OUTUBRO DE 2009" dispõe:

13.2.1.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional e ambiente Windows. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos e planilhas: ambiente Microsoft Office e BR Office. 4 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet. 5 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Pelo edital percebe-se que não há especificação quanto às versões dos programas que serão cobrados. No caso do ambiente Windows existem várias versões do Windows que exploram cada um dos recursos com pequenas ou grandes diferenças de uma versão para outra. No caso do Menu Iniciar há grandes diferenças quando se utiliza o Windows 98, Me, 2000, XP, Vista ou Windows 7. Se o julgamento da citada questão se der em ambientes diferentes produzirá resultados diferentes de julgamento. Vejamos algumas figuras do menu Iniciar em diferentes ambientes Windows:







  1. DO ERRO QUANTO À CONFIGURAÇÃO DO WINDOWS XP: Ainda que de boa vontade o candidato entende-se que a prezada banca estaria se referindo ao Windows XP, haveria o problema de se considerar o Windows XP em sua configuração padrão ou com o Menu Iniciar clássico. Veja a figura das duas possíveis formas de utilização do Menu Iniciar:






  1. . DO ERRO QUANTO AO PADRÃO DO WINDOWS XP: Ainda que, mais uma vez, de boa vontade o candidato entende-se que a prezada banca estaria se referindo ao Windows XP na configuração padrão (Menu Iniciar e não Menu Iniciar clássico), haveria mais um problema porque a opção "Meus locais de Rede" mencionada na questão não é padrão do sistema, depende de já se ter configurado previamente as opções de uma conexão a uma rede.




Referências bibliográficas:


  1. INFORMÁTICA DESCOMPLICADA: Teoria e Exercícios para Concursos Públicos. André Alencar dos Santos. Editora Grancursos – 4ª ed. 2009


Se o edital é a norma que rege o concurso não é de se presumir que o candidato tenha que saber que o computador está com uma versão específica do ambiente Windows, que está em uma configuração específica e com ajustes específicos para julgar um determinado item. Com base nestes argumentos pede e espera deferimento.



ANDRÉ ALENCAR DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário